quarta-feira, 18 de julho de 2012

Quem é Jesus para Você?




Esta pergunta é feita por muitos e para muitos. Mas será que quem faz esta pergunta sabe responde-la? Onde poderemos encontrar as respostas?
Nem sempre quem faz a pergunta tem realmente a resposta. A pessoa pergunta, por que ainda não conhece Jesus.
Para entendermos melhor vamos buscar não no dicionário, mas na Bíblia, que é o livro dos livros.
Em primeiro lugar vamos encontrar nos evangelhos a passagem que diz:O anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um homem que se chamava José, da casa de Davi e o nome da virgem era Maria. Entrando, o anjo disse-lhe: Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo. Perturbou-se ela com estas palavras e pôs-se a pensar no que significaria semelhante saudação. O anjo disse-lhe: Não temas, Maria, pois encontraste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus. Ele será grande e chamar-se-á Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi; e reinará eternamente na casa de Jacó, e o seu reino não terá fim”. (Lc 1, 26-33)
Com este trecho do evangelho de São Lucas vemos que Jesus é realmente o filho de Deus, e Deus escolheu um lar para que ele abitasse.
Em um segundo, lugar vamos encontrar em outra passagem bíblica o seguinte fato: Seus pais iam todos os anos a Jerusalém para a festa da Páscoa. Tendo ele atingido doze anos, subiram a Jerusalém, segundo o costume da festa. Acabados os dias da festa, quando voltavam, ficou o menino Jesus em Jerusalém, sem que os seus pais o percebessem. Pensando que ele estivesse com os seus companheiros de comitiva, andaram caminho de um dia e o buscaram entre os parentes e conhecidos. Mas não o encontrando, voltaram a Jerusalém, à procura dele. Três dias depois o acharam no templo, sentado no meio dos doutores, ouvindo-os e interrogando-os. Todos os que o ouviam estavam maravilhados da sabedoria de suas respostas. Quando eles o viram, ficaram admirados. E sua mãe disse-lhe: Meu filho, que nos fizeste?! Eis que teu pai e eu andávamos à tua procura, cheios de aflição. Respondeu-lhes ele: Por que me procuráveis? Não sabíeis que devo ocupar-me das coisas de meu Pai?”. (Lc 2,41-49) Nestas palavras vemos que Jesus já sabia de quem realmente era filho.
Em outro momento vemos quem é seu pai: “Ora, naqueles dias veio Jesus de Nazaré, da Galiléia, e foi batizado por João no Jordão. No momento em que Jesus saía da água, João viu os céus abertos e descer o Espírito em forma de pomba sobre ele. E ouviu-se dos céus uma voz: "Tu és o meu Filho muito amado; em ti ponho minha afeição." (Mc 1 9-11) Agora temos a confirmação para quem não sabia que Jesus é realmente o filho de Deus.
O mais interessante acontece agora: Celebravam-se bodas em Caná da Galiléia, e achava-se ali a mãe de Jesus. Também foram convidados Jesus e os seus discípulos. Como viesse a faltar vinho, a mãe de Jesus disse-lhe: Eles já não têm vinho. Respondeu-lhe Jesus: Mulher, isso compete a nós? Minha hora ainda não chegou. Disse, então, sua mãe aos serventes: Fazei o que ele vos disser. Ora, achavam-se ali seis talhas de pedra para as purificações dos judeus, que continham cada qual duas ou três medidas. Jesus ordena-lhes: Enchei as talhas de água. Eles encheram-nas até em cima. Tirai agora , disse-lhes Jesus, e levai ao chefe dos serventes. E levaram. Logo que o chefe dos serventes provou da água tornada vinho, não sabendo de onde era (se bem que o soubessem os serventes, pois tinham tirado a água), chamou o noivo e disse-lhe: É costume servir primeiro o vinho bom e, depois, quando os convidados já estão quase embriagados, servir o menos bom. Mas tu guardaste o vinho melhor até agora. Este foi o primeiro milagre de Jesus”. (Jo 2, 1-11) Se Jesus não fosse realmente o filho de Deus, você acha que esse milagre aconteceria?
Na ressurreição de seu amigo Lazaro também vemos um fato marcante: Tiraram, pois, a pedra. Levantando Jesus os olhos ao alto, disse: Pai, rendo-te graças, porque me ouviste. Eu bem sei que sempre me ouves, mas falo assim por causa do povo que está em roda, para que creiam que tu me enviaste. Depois destas palavras, exclamou em alta voz: Lázaro, vem para fora! E o morto saiu, tendo os pés e as mãos ligados com faixas, e o rosto coberto por um sudário. Ordenou então Jesus: Desligai-o e deixai-o ir. Muitos dos judeus, que tinham vindo a Marta e Maria e viram o que Jesus fizera, creram nele”. (Jo 11, 40-45) Jesus pede ao seu pai, e é ouvido. Não faz isso à toa, mas para que todos aqueles que estavam ali naquele momento pudessem saber que realmente Ele é o filho de Deus.
E vários outros milagres foram feitos por Jesus, como por exemplo: a cura da filha de Jairo (Lc 8, 49-56), a cura do servo do Centurião (Mt 8, 5-13), e muitos outros mais.
Bem, agora será que podemos dizer quem é Jesus ou ainda falta alguma coisa?

Escrito por Alberto Ávila

terça-feira, 15 de maio de 2012

Ser Cristão no mundo de hoje


                   httpsuelydemoraes.blogspot.com.br201106o-cristao-precisa-de-psicologia.html

                                                                                              
Ser Cristão é fácil, difícil é seguir os ensinamentos de Jesus Cristo.
Hoje em dia, o mundo diz ser cristão, mas será que estamos seguindo o que Cristo nos ensinou, quando disse que temos que amar o nosso próximo como a nós mesmos? Estamos realmente amando o nosso próximo?
Estamos vivendo num mundo difícil, com guerras, desigualdades, racismo, e muitas outras coisas que nos tiram o foco dos ensinamentos de Jesus. Mas nós podemos mudar isso. Como? É uma pergunta muito difícil, mas se nos amarmos, acredito que podemos mudar o mundo.
Temos tantos exemplos de amor ao próximo, e um deles é de Madre Teresa, que nunca deixou se abalar com as dificuldades. E também temos o exemplo da Venerável Nhá Chica. Mulher que viveu na pobreza, na humildade, ajudando a quem precisasse, e mesmo sendo pobre nunca desanimou.
Muitas pessoas não a conhecem, mas falarei um pouco de sua vida.
Filha de escravos ficou órfã, em Baependi, quando tinha apenas 10 anos de idade, e levando vida separada do mundo, tornou-se Serva de Deus. Devota de Nossa Senhora da Conceição, curava as pessoas doentes do corpo, com suas orações. Rezava a Nossa Senhora, a quem chamava de Minha Sinhá, todos os dias.
Num certo dia, no ano de 1865, quando estava em oração, ouviu Nossa Senhora pedir que construísse uma igreja em seu nome, e desde então passou o resto de sua vida se dedicando a construção desta capela. Mas como ela fez isso, se era uma mulher pobre e filha de escravos? Boa pergunta. Com suas orações e com a ajuda que recebia, ela então começou a construir essa Capela, que hoje, depois de sua morte, foi aumentada e reformada pelas Irmãs Franciscanas do Senhor com a autorização da Diocese da Campanha.
Muitas pessoas têm alcançado graças com a intercessão de Nhá Chica.
Esta mulher que hoje já é considerada Santa pelas pessoas que visitam sua casa e a igreja da Imaculada Conceição.
Este exemplo de amor ao próximo pode ser não copiado, mas seguido por nós. Fazendo assim tenho certeza que começaremos a ser cristãos de verdade.
Vamos refletir um pouco. Por que há no mundo pouco exemplo de amor?
A resposta para isso, é que nós estamos deixando que as coisas que não são de Deus tomar conta de nossa vida. Se realmente queremos dizer que somos cristãos, temos é que deixar que as coisas de Deus possam fazer parte de nossa vida, e que possamos seguir realmente o exemplo que foi deixado pelo seu filho Jesus. Jesus foi uma pessoa que sempre esteve ao lado de quem precisava, sendo pobre ou rico. Deixou para nós inúmeros feitos, que se analisarmos com clareza, é puro amor ao próximo. “Jesus disse: Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei.” (Jo 15, 12)
Então vamos olhar com atenção a quem está ao nosso lado. Será que esta pessoa não está precisando de alguma coisa? Um simples bom dia para o próximo pode ajuda-lo a passar melhor o seu dia. Quem sabe até ouvi-lo, saber de suas angústias, de suas dificuldades. Muitas vezes não sabemos o que dizer a esta pessoa, mas quem sabe esta pessoa não está precisando de palavras, mas sim de alguém que possa ouvi-la.
Uma pessoa me contou uma história a respeito de ouvir o que o outro tem que falar. Vou compartilhar com vocês:
“Certo dia um homem disse a outro que precisava conversar. Então se encontraram numa bela tarde. O homem falou dos problemas que tinha em casa com sua esposa e filhos, das dificuldades financeiras que estava passando, da rivalidade em seu trabalho, disse tudo o que estava sentindo, e quando o outro ia lhe aconselhar, ele disse que não podia ouvi-lo porque estava atrasado para pegar o ônibus para ir trabalhar.
Uma semana depois os dois se encontraram, e o homem que tinha falado de sua vida, só faltou ajoelhar aos pés do outro para agradecer a conversa que tiveram. Ele disse ao outro que aquele papo tinha ajudado tanto que, seus problemas familiares foram resolvidos, não tinha aquela rivalidade em seu trabalho, e que melhor ainda estava resolvendo todos os problemas financeiros que estava passando.”
O que entender por isso? Uma pessoa que resolveu ouvir o outro, e acabou com isso ajudando o seu próximo. Um simples gesto de ouvir, de olhar o outro.
Façamos isso. Vamos ouvir o que o outro tem a dizer. Às vezes isso pode nos fazer melhores cristãos.

Um super abraço e que Deus os abençoe e os guarde!

Alberto Ávila

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Oração de São José



Ó glorioso São José, a quem foi dado o poder de
tornar possível as coisas humanamente
impossíveis, vinde em nosso auxílio nas
dificuldades em que nos achamos.




Tomai sob vossa proteção a causa importante que vos
confiamos, para que tenha uma solução favorável.
 Ó Pai muito amado, em vós depositamos toda a
nossa confiança. Que ninguém possa jamais dizer
que vos invocamos em vão. Já que tudo podeis
junto a Jesus e Maria, mostrai-nos que vossa
bondade é igual ao vosso poder.
São José, a quem Deus confiou o cuidado da mais

santa família que jamais houve, sede, nós vos
pedimos, o pai e protetor da nossa, e impetrai-nos
a graça de vivermos e morrermos no amor de
Jesus e Maria.

São José, rogai por nós que recorremos a vós.

sábado, 7 de abril de 2012

Família Santuário de Deus


Por isso, o homem deixará seu pai e sua mãe e se unirá à sua mulher; e os dois formarão uma só carne (Mt 19, 5).

Com essas palavras de Jesus, no livro de São Mateus, já entendemos o que Ele quer nos ensinar sobre família, e sobre a vida do casal cristão.

Jesus mostra que o sacramento do matrimônio, não é coisa com que se brinque e deixe brincar. O próprio nome já diz tudo, Sacramento do Matrimônio. Isso quer dizer que o Matrimônio é uma coisa sagrada, senão Deus não estaria presente na celebração do matrimônio e nem na vida dos casais.

O Papa Bento XVI proclama com alegria o valor da família, e afirma que a família, “patrimônio da humanidade, constitui um dos tesouros mais importantes dos povos. Ela tem sido a escola da fé, palestra de valores humanos e cívicos, lar que a vida humana nasce se acolhe generosa e responsavelmente... A família é insubstituível para a serenidade pessoal e para a educação de seus filhos”. (Documento de Aparecida)

Meus irmãos sabendo disso, porque hoje a família está sendo deixada de lado? Uma sociedade que deixa as famílias em segundo plano, também é deixada em segundo plano. A família é a base da sociedade, e sem ela a sociedade fica sem estrutura, sem vigor, sem exemplo de união. Onde mais os filhos vão buscar sua fé em alguma coisa senão tiver uma família bem estruturada? Tendo fé na família os filhos poderão ter fé na igreja de Jesus Cristo, por que Jesus nasceu de uma família e não veio até nos num piscar de olhos; Na família é que encontramos os valores humanos, valores que irão levar cada integrante da mesma a ser uma pessoa de bem, que sabe acolher o seu próximo e amá-lo verdadeiramente. Nada substitui uma família. A família foi uma coisa que Deus deixou para nós como prova de nos mostrar seu amor, por isso Ele mandou seu único filho para que nascesse numa família.

No seio de uma família, a pessoa descobre os motivos e o caminho para pertencer à família de Deus. Dela recebemos a vida que é a primeira experiência do amor e da fé. O grande tesouro da educação dos filhos na fé consiste na experiência de uma vida familiar que recebe a fé, a conserva, a celebra, a transmite e dá testemunho dela. Os pais devem tomar nova consciência de sua alegre e irrenunciável responsabilidade na formação integral dos filhos. (Documento de Aparecida)

Como foi dito no Documento de Aparecida, os pais tem que tomar consciência da formação de seus filhos, porém eles também devem procurar esta formação, para que não formem seus filhos de maneira errada. Por isso os pais devem ser exemplos de fé, de caridade, de união e principalmente exemplos de amor com os integrantes de sua família. É que se não fizerem isso, como poderão cobrar de seus filhos que tenham fé na família, que façam caridade para quem precisa que sejam unidos entre si, e principalmente que se amem como família?

No mundo de hoje temos muitos exemplos de famílias que se desestruturaram e sem tomar consciência que estavam tomando o caminho errado, tentaram educar seus filhos; e o resultado desta desestruturação, foi filhos perdidos no mundo, que para eles poderem se achar, e achar o caminho foi muito doloroso para ambos. Muitos não conseguem se recuperar desta desestruturação e a vida conjugal chega até a perder seu sentido, e não há mais volta. Mas se o casal perceber que estão tomando a direção errada e conseguirem se recuperar, conseguirão fazer que seus filhos conheçam o verdadeiro amor que uma família pode ter.

Como tomar o caminho certo? Participando da igreja, procurando seguir os ensinamentos da família de Nazaré. Quando a família seguir os ensinamentos da família de Jesus, ninguém vai tomar caminho errado, ninguém tomará decisões precipitadas, e nenhum pai vai ter desilusão com seus filhos e nenhum filho terá desilusão com seus pais. Então já que queremos ser e ter uma família unida, sigamos então o maior exemplo de família que já existiu, a Família de Nazaré.

Que Deus possa estar abençoando todas as famílias, e que Ele com sua luz possa iluminar as famílias, para que elas não tomem o caminho errado.

JESUS, MARIA E JOSÉ, NOSSA FAMÍLIA VOSSA É!!!


by Alberto Ávila

terça-feira, 27 de março de 2012

São Miguel







Oração de São Miguel


São Miguel Arcanjo,
defendei-nos neste combate;
sede nosso auxílio contra as maldades
e ciladas do demônio,
instante e humildemente vos pedimos
que Deus sobre ele impere e vós,
Príncipe da milícia celeste,
com esse poder divino
precipitai no inferno a Satanás
e aos outros espíritos malignos
que vagueiam pelo mundo para perdição das almas.
Amém.

Uma breve reflexão sobre o Capítulo Segundo do Livro de Eclesiástico   https://www.awebic.com/versiculos-sobre-o-amor-de-deus/   Nos primeir...